terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Mundo da Alfabetização

ESTE BLOG SINGELO É UMA PEQUENA DEMONSTRAÇÃO DO MEU COMPROMISSO,COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO,JÁ QUE DESENVOLVO MINHAS ATIVIDADES DOCENTES NAS SÉRIES INICIAIS,PORTANTO CAROS COLEGAS O QUE VEM A SEGUIR É UMA SUGESTÃO DE COMO PODEMOS DE MANEIRA SIMPLES E ATRAENTE ENVOLVER AS CRIANÇAS NESSE GRANDIOSO MUNDO LETRADO.



    A casa

Era um casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada

Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão

Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede

Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali.

Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero
                                                                                                                                  Vinicius de Moraes  

Como trabalho com as séries inicias do ensino fundamental,mais precisamente com alfabetização,o texto acima de Vinícius de Moraes,pode ser utilizado de forma  dinâmica e criativa para se trabalhar a questão da leitura,reflexão e produção de texto.Ou seja,o professor pode montar a música acima em slides e  expor para a turma  primeiramente cantando com as crianças,utilizando gestos,movimentos que incentive os alunos a se envolverem de maneira espontânea.O próximo passo é realizar a leitura do texto acompanhando as palavras para que as crianças,possam visualizar e identificar as mesmas.Uma outra sugestão é trabalhar em forma de ditado,isto é,ao disponibilizar o texto no computador é possível o educador ditar determinada palavra da música,e as crianças devem destaca-las utilizando uma cor qualquer.Ao término do ditado o educador pode também pedir as crianças que troquem de lugar com o colega,para que um corrija o ditado do outro,isso tudo é claro sobre orientação do professor  levando em conta o nível de maturidade das crianças.E mais é possível explorar a separação silábica,na qual,o professor seleciona algumas palavras do texto e orienta as crianças a separa-las em silabas utilizando o próprio computador .
O que mais pode ser desenvolvido:
    Produção de desenhos,enfatizando a letra do texto.
    Produção textual.
    O significado de algumas palavras.
    Pode-se pesquisa utilizando a própria internet a vida,bem como outras músicas do autor em questão .
Portanto,há uma variedades de opções que o professor deve lançar mãos,para dinamizar o processo de alfabetização,o que vai além do trabalho interdisciplinar,já que o foco é o aprendizado do aluno só de que maneira prazerosa,envolvente,que desafia a criança respeitando seus limites.Com isso,penso que a referida atividade pode ser disponibilizado no blog da escola,para que outros professores possam ter a oportunidade de ter contato com a referida experiência,e quem sabe possa aplica-la a sua prática,fazendo as modificações necessárias para trabalhar com sua turma.Enfim,esta sugestão é um pequeno passo,mas que pode sim enriquecer e engrandecer nossa prática diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário